Dia do Defensor Público é celebrado em sessão especial da ALBA

 

Em 19 de maio é celebrado o dia do defensor público, categoria que luta pela garantia de justiça aos mais vulneráveis. Inspirada pela trajetória dos 367 profissionais no estado, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou nesta sexta-feira, 13, uma sessão especial, proposta pelo deputado Marcelino Galo (PT). Com a presença de juristas, advogados e demais representantes do Poder Judiciário, o evento destacou o trabalho realizado pelos profissionais nas comarcas da Bahia. 

O presidente da Associação das Defensoras e Defensores do Estado da Bahia (ADEP-BA), Igor Santos, vê a homenagem como um reconhecimento pelo trabalho prestado ao povo baiano, mas não deixou de pontuar as principais carências da classe. “Atualmente, enfrentamos um déficit de defensores públicos diante do crescimento de atendimentos à sociedade, que está cada vez em situação de vulnerabilidade. Dias como o de hoje só reforçam nossa importância. Ser defensor, antes de tudo, é ter compromisso social”, declarou. 

Durante o discurso, o proponente da sessão reforçou que a atuação da Defensoria Pública é um instrumento essencial à democracia é fundamental para garantir acesso à Justiça e aos direitos às pessoas.  

Campanha Nacional 

Neste ano, a campanha nacional realizada pela Associação Nacional dos Defensores e Defensoras (ANADEP) em parceria com a ADEP-BA, traz para discussão  o tema: “Onde há Defensoria, há justiça e cidadania”. A proposta da temática é debater a necessidade de equidade no acesso aos direitos e as políticas públicas, além de ressaltar o papel desses servidores que fazem do cotidiano uma luta por justiça. 

COMPARTILHAR