DIA DO ATLETA PROFISSIONAL É LEMBRADO NA ALBA

A passagem do Dia do Atleta Profissional, comemorado em 10 de fevereiro, foi registrada pelo deputado Jurandy Oliveira (PP) através de moção de aplausos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O parlamentar solicitou à Casa que dê ciência da homenagem ao governo do Estado, bem como à Prefeitura e Câmara Municipal de Salvador.
“Ser atleta não é fácil, notadamente quando falamos em uma profissão que exige um gerenciamento constante de vitórias e derrotas, alegrias e frustrações. São metas diárias que envolvem familiares, rotina, superação de lesões, limites e muitos obstáculos. Ademais, são diversas as dificuldades financeiras para o investimento na profissão, fazendo com que muitos deixem de se preparar ou participar de competições”, descreveu Jurandy.   O parlamentar destacou, como avanço para as atividades desses profissionais no Brasil, a promulgação da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1988, que instituiu normas gerais sobre o desporto e outras providências. “O acompanhamento da história e trajetória de muitos atletas permite perceber que não existe uma fórmula adequada para ser um campeão, mas, com certeza, há necessidade de muito empenho e apoio, por isso é de grande importação a moção aqui proposta”, justificou o progressista. 
Jurandy Oliveira ressaltou a Grécia como grande precursora dos jogos, estando os mesmos registrados no ano de 776 a.C, realizados na cidade de Olímpia. “Na época não existiam atletas, os grandes heróis eram os soldados, que se arriscavam nas conquistas”, explicou o deputado, ressaltando que, “só em 1896, na era moderna, o barão Pierre de Coubertin resgatou os jogos olímpicos, que foram ganhando novos adeptos e maior relevância”. 

COMPARTILHAR