DEPUTADO PROPÕE CRIAÇÃO DE GRUPO DE APOIO AO IDOSO
A criação do grupo de apoio ao idoso em situação de repouso foi proposto pelo deputado Pedro Tavares (PMDB) e apresentado como projeto de lei na Assembleia Legislativa. Esse grupo dará assistência psicológica e geriátrica aos idosos abrigados em casa de repouso do município de Salvador.
Os grupos serão formados por psicólogo, assistente social e geriatra, todos voluntários, que darão assistência a idosos abrigados em casas de repouso situadas na capital baiana. A assistência ao idoso terá as seguintes ações: atendimentos e palestras de conscientização e prevenção de doenças diversas, atendimento psicológico, geriátrico e com destaque a orientação e busca na reintegração dos idosos em suas famílias.
Esse serviço devidamente incluído na proposição ficará por uma semana em cada mês em diversas casas de repouso da cidade de Salvador, que deverá ser devidamente credenciada pela Secretaria de Saúde do Estado. Norma regulamentar desta lei disporá a respeito do detalhamento de atividades, temática e calendário a serem cumpridos para os seus fins. Caberá a Sesab executar e fiscalizar o cumprimento do quanto disposto nesse projeto.
Pedro Tavares justifica sua proposição afirmando que a mesma propõe a criação do grupo visando levar a municípios e comunidades carentes atendimento de médico especialista bem como atendimento odontológico. “O principal objetivo é ofertar assistência psicológica e geriátrica a idosos que se encontram abrigados em diversas casas de repouso do município de Salvador. Bem como a tentativa de reinseri-los ao ceio familiar por intermédio de trabalho social. Com a presente lei, os idosos terão mais acesso às consultas médicas geriátricas, bem como orientações sobre doenças diversas”, destacou o parlamentar.