Política

Coluna Raio Laser

Coluna do dia 06/11/2014

Aprovado
O prefeito ACM Neto (DEM) retornou ontem a Salvador, depois de um período de descanso em Las Vegas, nos Estados Unidos, muito menos ansioso do que deixou a cidade, logo após o segundo turno das eleições.

Neto aprovou, contou ontem figura muito próxima a ele, o discurso que o amigo e correligionário Aécio Neves (PSDB) fez no Senado para marcar seu retorno à Casa após a campanha, observando que, além de ter dado um norte às oposições, o senador e ex-candidato à Presidência tucano proferiu palavras importantes de serem ditas neste momento, principalmente relacionadas ao papel que os oposicionistas terão a partir de agora e, também, no plano conceitual, quando se referiu à importância da defesa das liberdades, especialmente de imprensa, e da democracia.

Pesar
O prefeito ACM Neto lamentou ontem a morte do presidente da Fieb, Carlos Gilberto Farias.

Para o prefeito, apesar de Gilberto Farias ter permanecido pouco mais de seis meses à frente da Federação das Indústrias, deu início à consolidação do programa de interiorização do Sistema Fieb, além do trabalho dedicado à atração de novas indústrias.

Fieb
O presidente da Câmara de Salvador, vereador Paulo Câmara (PSDB), também lamentou a morte do presidente da Fieb, Gilberto Farias, em São Paulo, vítima de câncer, aos 67 anos de idade.

“Quero partilhar o sentimento de pesar que envolve toda a família de Gilberto Farias pelo seu falecimento”.

O corpo do empresário será cremado nesta quinta-feira, em Salvador.

Líder
Em nota, o Sebrae-Bahia lamentou a morte de Gilberto Farias.

“É com muito pesar que o Sebrae-Bahia lamenta o falecimento do Dr. Carlos Gilberto Farias, presidente da Fieb e também vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae. A Bahia perde um importante líder empresarial, que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do estado”, diz o texto da nota.

Sem indícios
O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) disse ontem que a abertura do procedimento no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, contra ele, deve-se apenas à imposição regimental por ter sido solicitada por partidos políticos.

“Portanto, trata-se de formalidade e não se baseia em qualquer indício. Ao final deste processo ficará evidente a minha total inocência. Reafirmo que as declarações sobre meu nome na revista Veja são mentirosas e fazem parte de armação eleitora, articulada a 15 dias das eleições. Já apresentei queixa-crime contra a dona da ONG por calúnia e difamação. Também estou processando a revista Veja e o repórter por danos morais”.

Sem emenda
O deputado Nelson Pelegrino destacou ainda que nenhuma emenda parlamentar de sua autoria foi realizada pela ONG e que não firmou qualquer convênio com a instituição quando era secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos.

Polícia 
O adiamento da votação da Lei de Organização Básica (LOB), anteontem, na Assembleia Legislativa, trouxe à tona a necessidade do governo do Estado estipular cronograma público para cumprimento de três outros itens do acordo firmado com o fim das reivindicações militares do abril último.

Entre os tópicos que ficaram de ser votados antes da LOB, diz o vereador e deputado eleito, Soldado Prisco, estão a aprovação do estatuto da categoria, a regulamentação do artigo 92 da lei vigente (que beneficia os PMs com insalubridade, periculosidade, auxílio transporte, alimentação e ensino) e o Código de Ética.

O justo
“Eu quero a votação da LOB, mas junto com os outros itens do acordo. Isso que é o justo. Não está na Assembleia os pontos que mais interessam aos 27 mil militares, 85% da tropa da PM”, afirmou o soldado Prisco.

Especulações
Agora, cotado para o Ministério de Minas e Energia ou a pasta de Desenvolvimento, o governador Jaques Wagner (PT) soltou ontem umas pérolas nas redes sociais que corroboram com as mais novas especulações, apesar de continuar defendendo a reforma política.

Segundo Wagner, nos próximos quatro anos, o Brasil terá uma série de desafios e será preciso “avançar na melhoria e ampliação da infraestrutura, com novos portos, ferrovias, aeroportos e rodovias que preparem o nosso país para um novo ciclo de desenvolvimento”.

Reforma
Para o governador Jaques Wagner, na área social, “temos o dever de qualificar e expandir os programas de inclusão, acelerando a redução das desigualdades. Também não podemos deixar de entregar, a uma sociedade cada vez mais exigente e vigilante, uma reforma política que amplie e reforce as instâncias de participação social e instaure novas práticas políticas, com eleições coincidentes, extinção do financiamento privado de campanha e da reeleição”.

Enfim…

Mérito cultural 
O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, recebeu ontem a Comenda do Mérito Cultural, durante evento no Teatro Castro Alves.

A homenagem, concedida pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), aconteceu no mesmo dia em que se comemorava o Dia Nacional da Cultura.

Trinta personalidades e instituições foram homenageadas por sua contribuição à cultura baiana.

As indicações foram feitas por pessoas físicas e jurídicas mediante formulário online.

Presenças
O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy, e o deputado federal Arthur Maia (SD), foram os baianos que mais apareceram nas imagens do retorno de Aécio Neves ao Senado, na terça-feira à tarde.

Maia até mais que Imbassahy, que acompanhou o senador nas diversas visitas que fez a funcionários e populares durante seu trajeto até o gabinete.

Força
Crescem as especulações na Assembleia Legislativa, de que, além de lutar para se reeleger presidente da Casa pelo quinto mandato consecutivo, Marcelo Nilo (PDT) quer indicar a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano e o próximo presidente da Embasa.

Os três cargos teriam sido negociados por ele no bojo do acordo em que apoio a eleição de Rui.

Pelo menos é o que se especula.

Apoio
Deputado estadual e candidato à presidência da Assembleia, Rosemberg Pinto (PT) diz não ver qualquer obstáculo a seus planos representado pela candidatura de Marcelo Nilo (PDT).

E comemora abertamente o fato de ter vencido a batalha interna no PT para que o partido anunciasse ontem que teria candidato oficial à sucessão do pedetista.

Bola da vez 
Quem é a figura da vez agora em relação ao secretariado de Rui Costa é o atual secretário estadual de Desenvolvimento, Cícero Monteiro.

Amigos dão como certo que Cícero não apenas permanecerá na pasta como ainda terá um “upgrade” no governo do sucessor do governador Jaques Wagner, na cota pessoal de quem foi indicado para ocupar a secretaria até agora.

De olho
Apesar de se encontrar no exterior, curtindo umas pequenas férias com a família antes de assumir o governo, em janeiro, o governador eleito Rui Costa tem acompanhado de perto uma série de ações do governo do Estado pelas quais tinha responsabilidade até se desincompatibilizar para a campanha.

Uma delas é a FIOL – Ferrovia Oeste-Leste – cujas etapas de construção monitora diariamente.

Arrocho
O prefeito de Jacobina, Rui Macedo (PMDB), anunciou para a imprensa local que fará o corte de salários e suspensão do pagamento do décimo terceiro salário (13º) para os cargos de confiança.

Entre os salários que sofreram redução estão os vencimentos do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, que terão um decréscimo de 40%.

Rui Macedo justifica que a medida visa cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece o equilíbrio entre receita e despesa.

Academia
Acontece hoje, às 20h, no Palacete Góes Calmon, em Nazaré, a sessão solene de posse do escritor João Carlos Salles na cadeira nº 32, da Academia de Letras da Bahia.

A cadeira era ocupada pelo acadêmico Gerson Pereira dos Santos e tem como patrono André Pinto Rebouças.

A saudação ao novo confrade ficará a cargo do acadêmico Paulo Costa Lima.

Cidadão
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, receberá hoje, às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, o título de Cidadão Baiano.

A honraria foi proposta pelo deputado estadual Ronaldo Carletto.

Interesse dos estados 
Em discurso no Senado ontem, o senador Walter Pinheiro (PT) voltou a cobrar que os senadores votem, até o final do ano legislativo, os projetos de interesse dos estados que estão na pauta da Casa.

Além do novo índice de correção das dívidas estaduais e municipais com a União, que estava previsto para ser votado ontem, ele quer a apreciação do projeto que regulariza incentivos fiscais irregulares concedidos por estados para atrair investimentos.

“O senador Renan [Calheiros, presidente do Senado] tem que assumir o compromisso de pautar essas questões até o dia 17 de dezembro”, afirmou.

Sessão mirim 
O exercício da cidadania foi praticado por alunos da rede municipal durante uma sessão mirim ontem, na Câmara de Salvador.

Na atividade, 56 estudantes se viram na condição de representantes do Legislativo e debateram com o vereador Hilton Coelho (PSOL) questões ligadas aos direitos da criança e do adolescente.

Mobilização
A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) realizarão, amanhã, um ato de mobilização por melhorias das condições de trabalho para os magistrados do Judiciário da Bahia e pelas eleições diretas para escolha da Mesa Diretora dos tribunais.

A ação integra a Campanha Questão de Justiça, lançada pela AMAB em agosto deste ano, e visa assegurar uma Justiça mais eficaz para magistrados, servidores e todos os cidadãos.

O ato acontecerá no átrio do Fórum Ruy Barbosa, a partir das 9h.

Problemas
Entre os principais problemas, já denunciados pela AMAB no lançamento da campanha, persistem o número insuficiente de magistrados, servidores e estagiários; problemas nos sistemas informatizados de tramitação de processos; falta de equipamentos; infraestrutura inadequada; e ausência de aparatos de segurança e policiamento em alguns fóruns.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo