Municípios

Celebrada há mais de 200 anos, festa de Nossa Senhora da Boa Morte será online

Evento, que antes da pandemia reunia centenas de pessoas pelas ruas da cidade de Cachoeira, este ano será no formato virtual por causa da pandemia da Covid-19

Celebrada há mais de 200 anos, a festa em homenagem à Nossa Senhora da Boa Morte, que acontece no município de Cachoeira, será realizada de modo diferente este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19.

Os festejos ocorrerão de quinta (13) até a próxima segunda-feira (17), com atividades que serão transmitidas pela internet, entre o YouTube da UFRB TV e o Facebook da Irmandade Boa Morte.

A programação inclui lives de orações e transmissão de missa, além de momentos especiais com as Irmãs Boa Morte. Também haverá discussões de temas envolvendo a importância da realização do festejo, considerado Patrimônio Imaterial da Bahia desde o ano de 2010. Temas como resistência, fé e religiosidade da mulher negra também serão debatidos. Segundo informações do portal G1, ocorre ainda o lançamento da revista “Mulheres de Axé” e a apresentação do grupo Gêge Nagô.

Apesar de ser uma novidade para as irmãs, que todos os anos se reúnem e circulam pelas ruas de Cachoeira, elas decidiram adequar as celebrações à nova realidade e manter as tradições iniciadas por suas ancestrais responsáveis por criar uma das primeiras irmandades de mulheres negras do Brasil.

O novo formato está sendo realizado pela Irmandade da Boa Morte, Fundação Hansen Bahia, o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) e as Mulheres de Axé e conta com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Fundação Pedro Calmon, Grupo Afro Barroco Gêge Nagô, Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira, Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), através da Coordenação das Redes de Turismo Étnico e a Associação de Guias e Condutores de Turismo de Cachoeira (ACTUP).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo