Municípios

Bahia é o terceiro destino do turismo doméstico no Brasil

Esses resultados foram divulgados nesta quarta-feira 12, como integrante do módulo sobre Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2019

A Bahia é o terceiro principal destino do turismo doméstico no Brasil, ficando atrás de São Paulo e Minas Gerais com o segundo maior saldo positivo como destino de viagens domésticas, abaixo apenas de Santa Catarina. Esses resultados foram divulgados nesta quarta-feira 12, como integrante do módulo sobre Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2019.

Trata-se de um levantamento inédito, realizado em convênio com o Ministério do Turismo, que quantifica os fluxos de viagens nacionais entre as diferentes regiões do país e para o exterior, mostrando também características dessas viagens, como motivação, meios de locomoção e de hospedagem, entre outros.

Conforme a Supervisão de Disseminação de Informações do IBGE na Bahia (SDI-BA) foram realizadas 1,788 milhão de viagens domésticas para o estado em 2019, o que representou 8,7% de todas as 20,617 milhões de viagens ocorridas no país.

“Ano passado, a Bahia teve, ainda, o segundo maior saldo positivo como destino de viagens domésticas (mais 190 mil viagens chegando do que saindo do estado), abaixo apenas de Santa Catarina (mais 235 mil viagens chegando do que saindo)”, explicou a supervisora estadual Mariana Viveiros.

MOTIVAÇÃO

A pesquisa também registrou que em 2019, a Bahia caiu do 3º para o 6º lugar entre os estados, em número de viagens internacionais, com 32 mil viagens. Os motivos das viagens foram para visitar parentes ou amigos, tanto no país quanto na Bahia. “Mas os baianos, especialmente, viajam mais para tratamento de saúde (29,1% das viagens pessoais) do que por lazer (23,7%)”, esclarece a representante do IBGE na Bahia.

Em seguida acrescenta: “Em viagens de lazer, os baianos buscam mais cultura (43,8%), enquanto os brasileiros, em geral, buscam mais sol e praia (34,3%)”.

Conforme os resultados do módulo sobre Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2019, a Bahia é o estado com maior percentual de viagens de ônibus (32,3%). Em mais da metade das viagens que se originam no estado, hospedagem é em casa de amigo/parente (53,1%).

Em quase 8 de cada 10 domicílios baianos (77,2%), ninguém viajou em 2019. “Falta de dinheiro e falta de necessidade de viajar são as principais justificativas para ficar em casa”, finaliza Mariana Viveiros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo