Atenção para situação dos ribeirinhos de Xique-Xique é cobrada por deputado em razão de cheia do Rio São Francisco

Uma atenção para a situação dos ribeirinhos do município chapadeiro de Xique-Xique, que sofrem com a cheia do Rio São Francisco, foi cobrada pelo deputado estadual Pedro Tavares (DEM) aos governos federal, estadual e municipal.

O Rio São Francisco atualmente vive a maior cheia dos últimos 14 anos, com nível de nove metros acima do normal. O alerta da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) é que essa situação pode causar alagamentos em várias cidades baianas.

Por conta da cheia, milhares de famílias de mais de 20 comunidades foram prejudicadas e precisaram deixar suas casas nos últimos dias. O deputado pede auxílio em questões básicas, principalmente em relação à alimentação e medicamentos. Populares ainda afirmam que um surto de gripe atinge os povoados.

“Recebi alguns relatos que nos preocupam bastante, pois mostram o quanto essas pessoas estão sofrendo, tendo que deixar suas casas, muitas sem ter para onde ir e solicitando todo o tipo de auxílio. Até esse cenário ser superado, solicitamos que os Governos do estado, municipal e os entes federativos olhem de forma especial para essas comunidades e prestem maior assistência às famílias”, afirmou.

COMPARTILHAR