Política

ACM Neto crava 2020 como o maior em volume de inaugurações

O prefeito ACM Neto (DEM) participou na tarde de ontem da reabertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores

O prefeito ACM Neto (DEM) participou na tarde de ontem da reabertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores. Na ocasião, o gestor leu a tradicional mensagem do Executivo ao Legislativo, a última dos dois mandatos. Ao lado do vice-prefeito Bruno Reis e destacando a parceria com a Câmara, ele disse que 2020 será marcado pelo maior volume de inaugurações de todos os tempos na capital.

“Isso foi possível porque arrumamos a casa. E as principais conquistas e realizações ao longo desses sete anos tiveram a participação e contribuição da Câmara, que teve um papel decisivo e imprescindível, e o fez mantendo a sua autonomia e independência”, acrescentou o prefeito, dirigindo as palavras ao atual presidente do Legislativo municipal, Geraldo Júnior (ES), que abriu e encerrou a sessão.

O prefeito salientou ainda que quer entregar a Prefeitura com a reforma da Previdência municipal aprovada. O texto será encaminhado ao Legislativo após o Carnaval. “Não sou de trilhar pelo caminho da comodidade, de cruzar os braços, de jogar para a plateia e de ter receio de reações populares. Continuamos a ter responsabilidade com a cidade. Cuidar da Previdência é fundamental não só para os servidores do município, mas para toda a população, para manter o equilíbrio das contas da Prefeitura”.

Pontos como o aumento da idade mínima e tributação de ativos e inativos estão presentes na discussão da reforma. “Não estamos à beira do colapso. Já existe recurso em caixa para pagar os compromissos do governo, mas isso não me faz trilhar o caminho da comodidade. Não começaremos um projeto sequer sem equilíbrio financeiro”, ressaltou o prefeito. “Eu poderia fazer a opção de buscar o caminho mais fácil, mas desde os primeiros dias a nossa busca foi de assegurar o equilíbrio das contas da prefeitura”, assegurou.

O presidente da Casa, Geraldo Júnior (SD), revelou que vem mantendo diálogo com o prefeito para que a proposta da reforma da Previdência municipal seja enviada para a CMS. Na semana passada, os dois se reuniram para tratar do tema. “Tivemos uma conversa inicial onde houve uma sinalização tanto do Executivo, quanto do Legislativo, para termos parcimônia e calma nesse processo. É um momento de muita calma, eu fico feliz quando o prefeito diz que faremos isso ouvindo as pessoas”, declarou.

Major Denice e o PT – Neto preferiu não emitir ainda nenhuma opinião sobre a possível escolha do PT para disputar o pleito na capital. Apesar de alegar não a conhecer profundamente, o herdeiro carlista disse que este é um problema exclusivo dos seus adversários políticos. “Eu não tenho que opinar sobre nomes da oposição, cabe a eles se articularem e apresentarem as suas candidaturas […] O que meu adversário vai fazer ou deixar de fazer, é problema dele”, disparou.

O presidente nacional do DEM ainda cutucou a demora dos petistas em anunciar oficialmente o seu pré-candidato. Major Denice é a que aparece com mais frequência entre as especulações. “Não conheço Major Denice a ponto de poder avaliar o seu preparo para a administração da Prefeitura. Não quero avaliar até porque seria especulação tratar de alguém que nem foi apresentado”, alfinetou.

O democrata prosseguiu e recordou as especulações em torno de possíveis nomes de fora do PT, ventilados para uma possível filiação e candidatura. Entre eles o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, o presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS) e o secretário de Saúde Léo Prates. Para Neto, esta foi a prova de que a oposição não preparou “quadros políticos” para a disputa na capital. “No mínimo, a gente pode concluir com absoluta certeza, que há um empobrecimento muito grande dos nomes, dos quadros políticos de nossos adversários, isso está claro”, resume.Compartilhe    

Tribuna…

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo