AssessoriaJurandy Oliveira

Jurandy Oliveira parabeniza Uruçuca pelos 64 anos de emancipação

O deputado Jurandy Oliveira, exaltou na Assembleia Legislativa os 64 anos de emancipação política de Uruçuca, município localizado no Sul Baiano. A data festiva foi comemorado no último dia 12 de dezembro. Em homenagem, o parlamentar apresentou uma moção de congratulações na Casa, dando destaque a história, aspectos naturais e a população da cidade.

Com uma população de aproximadamente 21.924 habitantes e área de 391km², o município de Uruçuca é uma região de grande destaque no cenário baiano, possuindo altitude de 102m e um povoado anexado ao território chamado Serra Grande. A história de Uruçuca está atrelada ao povoado Água Preta, nascido por volta de 1906, através de famílias de fazendeiros que chegaram na região. Naquela ocasião foram construídas residências próximas ao rio, que possuía uma coloração escura e serviu como referência para o nome do povoado (Água Preta). A região pertencia a Ilhéus, mas em virtude de sua força na produção de cacau e da boa articulação política foi emancipada em 12 de dezembro de 1952, sendo Fernando Zaindan o primeiro prefeito. É preciso esclarecer que o nome Uruçuca é uma alusão a uma espécie de abelha incidente na região, que é coberta pela Mata Atlântica e possui 85% de seu território em áreas de unidades de conservação. Registre-se, ainda, que a região vem apresentando expressivo crescimento e abriga indústria de palmito, destaca-se no artesanato e tem sido um ponto turístico forte, pelas belas praias do distrito de Serra Grande, único local da costa brasileira que ainda tem pesca de jangada.

 

Certamente é uma imensa satisfação festejar ao lado dos uruçuquenses um dos capítulos mais importantes de sua história, contruída por um povo progressista e de iniciativa que transmite tanto afeto que é impossível não estabelecer um elo de carinho e afeto. Posto isso, é justo que a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia proponha moção de aplausos ao município de Uruçuca pela comemoração de mais um ano de sua emancipação. Dê-se ciência desta moção à Prefeitura e Câmara Municipal de Uruçuca, bem como ao Governo do Estado da Bahia.

Deputado Jurnady Oliveira

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo