AssessoriaPedro Tavares

Pedro Tavares quer criar a Semana de Conscientização da Coleta Seletiva

pedro tv
A  Bahia  poderá  ter  em  seu calendário  de  comemorações a  “Semana  Estadual  de Conscientização da Coleta Seletiva”. Projeto de lei do peemedebista Pedro Tavares estabelece a segunda semana do mês de junho para a realização do evento, que deve  “promover  a discussão e conscientização  sobre  resíduos sólidos na Bahia, envolvendo entidades representativas da sociedade civil, poder público, iniciativa privada e população”, dentre outros objetivos e ações. 
 
Segundo  o  parlamentar,  o objetivo é “fomentar um ciclo de debates e proporcionar um ambiente  favorável  para  soluções referentes aos resíduos sólidos” na Bahia. Ele chama a atenção para o fato de estarmos “vivenciando um cenário de consumo crescente e que a falta de consciência  social  para  a  solução dessa  problemática  só  tem  aumentado. Somado a isso, temos um  sistema  ineficaz  que não garante  a  destinação  correta  e não promove ações preventivas e  educativas  para  redução,  reaproveitamento  e  não  geração de resíduos sólidos”. 
 
Será possível  “não somente  prever  mecanismos  de  coletas  seletivas, mas  conscientizar  a população de que mesmo com as políticas mais avançadas, sem a iniciativa individual  dos cidadãos  todo  e qualquer esforço será ineficiente”, diz. Pela proposição, os objetivos são “fomentar a economia solidária e a inclusão social; propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos; promover  ações  educativas  sobre resíduos  sólidos;  incentivar o  consumo  consciente;  realizar palestras,  fóruns,  seminários  e eventos em geral sobre resíduos sólidos e ações coletivas de limpeza em espaços públicos; disseminar e incentivar a produção científica acadêmica”. 
O projeto, entende Tavares, é uma “maneira de proporcionar um cenário promissor para a discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos no Estado, envolvendo e engajando a sociedade civil organizada,  poder  público,  iniciativa privada e a população como um todo”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo