Política

Jardim Cruzeiro ganha primeiro mercado popular para abrigar feirantes

Com o objetivo de promover a inclusão social e produtiva de pequenos empreendedores e garantir um serviço de melhor qualidade para a população, a Prefeitura, através das secretarias municipais de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e de Ordem Pública (Semop), inaugurou neste sábado (25) mais um mercado municipal: o do Jardim Cruzeiro, na Cidade Baixa.

O equipamento era uma reivindicação de pelo menos 30 anos dos feirantes, que antes trabalhavam nas ruas usando caixas de madeira e sem a infraestrutura necessária, inclusive de higiene. Agora, eles contam com um mercado coberto e seguro, com bancadas e boxes, além de banheiros e restaurantes.

“A população também desejava esse mercado porque agora pode fazer as compras num local estruturado, adequado, com toda estrutura necessária para o trabalho desses 124 pequenos empreendedores. Eu disse que a gente faria esse mercado, sempre me coloquei ao lado de vocês. Aqui está mais uma prova desse compromisso”, discursou ACM Neto, que fez questão de visitar todo o equipamento, conversar com feirantes e até arriscar passos de forró.

O investimento na construção do Mercado Municipal do Jardim Cruzeiro, que ocupa uma área de 1.103,17 metros quadrados, foi de R$ 2,5 milhões. Ele fica localizado na Rua Rezende Costa, próximo à antiga feirinha do bairro, que será desativada. Possui, no total, 24 boxes para comercialização de frutas, verduras, embalagens e serviços.

O equipamento conta ainda com restaurante e lanchonetes e 100 bancadas para venda de frutas, verduras, tempero verde e miudezas. Um cadastro prévio dos feirantes foi realizado pela Semop para que os vendedores possam ocupar o mercado. “Vocês que atuam no comércio informal de Salvador podem confiar neste governo. municipal Vamos continuar investindo para organizar e dar mais qualidade ao comércio de rua de nossa cidade, apostando em vocês”, disse o titular da Semop, Felipe Lucas.

Outros investimentos

O vice-prefeito e secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Bruno Reis, lembrou que a Prefeitura está construindo ou reconstruindo outros mercados populares, a exemplo do de São Cristóvão e de São Miguel (Baixa dos Sapateiros). Além disso, o Mercado de Cajazeiras também passa por obras após ter sido atingido por um incêndio.

“Adversários nossos diziam que a gente iria perseguir os ambulantes e feirantes. E todos estão vendos que isso era uma grande mentira. Estamos é construindo estruturas de primeira para apoiar vocês. Já inauguramos vários mercados que visam justamente oferecer melhores condições de trabalho para o pequeno comerciante, o que é bom também para a população”, declarou Bruno Reis.

Desde 2013, a Prefeitura já entregou nove mercados e feiras construídos ou requalificados. A lista envolve os mercados da Liberdade, das Flores, Dois de Julho, Periperi, Itapuã e de Água de Meninos, além das feiras de Cosme de Farias e Castelo Branco e o camelódromo da Baixa dos Sapateiros. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo