Pet Animais

Meninas criam grupo para arrecadar ração e promover a adoção de animais abandonados em Sorocaba

Com o objetivo de ajudar os animais abandonados e reforçar a causa da guarda responsável, uma professora e quatro alunas de 12 a 13 anos de um colégio particular em Sorocaba (SP) criaram o grupo “Fada dos Animais”.

Nina Bressane, Laura Shibata, Maria Eduarda, Beatriz Gomes e Maria Clara Moraes idealizaram o projeto em 2015 por iniciativa própria, contando com o apoio da pedagoga Lygia Veccina. Além de divulgarem o tema, elas organizam feirinhas de doações.

“Nós começamos arrecadando rações para cães e gatos, materiais de higiene, remédios, tudo dentro da escola”, conta Lygia.

A ação é inspirada no projeto “Disney Cidadania”, que incentiva o público a criar projetos voltados para o bem estar da sociedade, como viver de forma saudável, cuidar do meio ambiente, fortalecer as comunidades e fomentar a criatividade e inovação.

De acordo com a pedagoga, logo no início o grupo firmou uma parceria com uma pessoa ativa na causa dos animais, o que foi muito importante para o desenvolvimento das ações.

“A Mônica Gabriel nos apoiou logo cedo, ela foi a nossa primeira parceira em uma ação de adoção no colégio. Doamos 16 animais, entre gatos e cachorros, em 2015”, lembra.

A professora ainda conta que a iniciativa será inscrita em um projeto da Universidade de Campinas (Unicamp) sobre práticas de humanização com e para a liberdade, com o objetivo de evidenciar prática pedagógicas, educativas e de humanização das pessoas no mundo escolar e na sociedade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo