Municípios

Aniversário de Salvador será celebrado com missa e inaugurações nesta sexta (29)

Salvador completa nesta sexta-feira (29) 470 anos de fundação. Para celebrar a data, a Prefeitura preparou uma agenda intensa de inaugurações, tudo com a presença do prefeito ACM Neto. A programação começa com uma missa de ação de graças, às 9h, na Igreja do Bonfim.

Logo depois, às 10h30, serão iniciadas as obras de requalificação do segundo trecho da orla de Ondina, entre as praças das Gordinhas e a Orugan. O projeto, elaborado pela Fundação Mario Leal Ferreira, prevê alargamento de calçadas, requalificação da ciclovia, implantação de iluminação em LED, decks e guarda-corpos.

Mas a principal mudança, nessa segunda etapa, se dará no trânsito, com o objetivo de aumentar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. A partir da Rua Sabino Silva até a sinaleira da Praça das Gordinhas, as vias passarão a ter sentido único. A Avenida Oceânica terá sentido único de tráfego da Barra para o Rio Vermelho, enquanto a via marginal, a Avenida Presidente Vargas, fará o fluxo inverso.

Novo Creas

Depois, às 11h30, será inaugurado o novo Centro de Referência de Assistência Social (Creas) do Garcia, na Rua Pacífico Pereira, número 34 (em frente ao Colégio Vieirinha). O público-alvo do centro são crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual, mulheres em situação de violência, menores em cumprimento de medida socioeducativa, entre outros. O atendimento sempre tem como foco a família, não somente o indivíduo.

Com essa nova unidade, Salvador passará a contar com sete Creas. Todos eles contam com psicólogo, assistente social, advogado e educador social, desenvolvendo ainda ações como atendimento e acompanhamento; entrevistas; visitas domiciliares e institucionais; encaminhamentos à rede socioassistencial; reuniões e ações comunitárias; palestras voltadas às famílias e à comunidade; oficina de convivência e de trabalho socioeducativo; e campanhas socioeducativas.

Encosta e centro comunitário

Pela tarde, a partir das 15h, ACM Neto entrega a obra de contenção de encosta da Rua José Sales, na Fazenda Grande do Retiro. A área beneficiada é de 1,2 mil metros quadrados. A solução encontrada foi utilizar a técnica do solo grampeado para a contenção.

Às 16h30, a Prefeitura inaugura o Centro Comunitário Mãe Carmen, construído nas instalações do Ilé Iyá Omi Àse Iyamasé, popularmente conhecido como Terreiro do Gantois, na Federação.  A estrutura dará suporte aos projetos sociais que já ocorrem na casa, ampliando o atendimento à população do bairro e localidades adjacentes.

O centro comunitário leva o mesmo nome da ialorixá do templo religioso e foi projetado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). A unidade possui um salão com capacidade para 50 pessoas no primeiro andar, uma sala para cursos, uma para percussão e leitura e um consultório médico.

Iluminação e música

Às 18h, será a vez do programa Iluminando Nosso Bairro, lançado ontem (27) no Calabar, chegar à localidade de Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Na região, 136 ruas receberão lâmpadas em LED. A programação se encerra com a presença do prefeito na abertura do Concerto Internacional Salvador 470 Anos, no Farol da Barra, onde ACM Neto chega por volta das 19h30.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo