Municípios

Festival do Umbu começa nessa sexta com entrega de mudas para agricultura familiar

Começa nesta sexta-feira (27), a 10º edição do Festival do Umbu, com o tema Alimentação e Sustentabilidade, no município de Uauá, Território Sertão do São Francisco, promovido pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá, Curaçá (Coopercuc), com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Na abertura do festival, o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, e o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, vão entregar 100 mil mudas de palmas forrageira beneficiando 100 famílias do município. A ação integra o projeto de Segurança Alimentar do Rebanho, desenvolvido pela SDR, por meio das superintendências de Agricultura Familiar (SUAF) e de Assistência Técnica Extensão Rural (Bahiater). As mudas serão entregues aos agricultores familiares cadastrados pela Coopercuc, no Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes (SSMS).


O Festival

Este ano, os potenciais produtivos da biodiversidade da Caatinga no âmbito do extrativismo sustentável e agricultura familiar, serão destaque durante os painéis, oficinas e toda programação do evento.

Realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá, Curaçá (Coopercuc), a 10º edição do Festival do Umbu conta com o apoio da SDR/CAR, via Projeto Pró-Semiárido. A grade da programação conta com oficinas, exposição e comercialização de produtos, rodas de negócios e atrações artísticas.

Representantes da SDR que atuam na Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), na Bahiater e na SUAF, participarão de mesas temáticas, que dialogam sobre os seguintes temas: Lei estadual de Fundo e Fecho de Pasto, Caprinocultura de Leite, Produção na Caatinga, Palma Forrageira, Manejo Sustentável da Caatinga e outros assuntos que versam sobre o desenvolvimento rural na Bahia, em especial, no semiárido.

O evento contará com a participação de caravanas dos municípios de Curaçá, Canudos, Remanso, Pilão Arcado, Casa Nova, Campo Formoso, Juazeiro e de outras regiões da Bahia. Segundo a presidente da Coopercuc, a organização do festival estima receber mais de 40 mil pessoas durante os dois dias de atividade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo