DestaqueMunicípios

Município- Itaberaba implantará inédito sistema de videomonitoramento na Bahia

O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, atualmente administrado pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), foi o local da Bahia escolhido para receber um inédito e moderno sistema de videomonitoramento compartilhado. De acordo com informações da União dos Municípios da Bahia (UPB), o projeto desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), em parceria com a prefeitura, deve ampliar a segurança e reforçar a sensação de bem-estar da população com o uso de inteligência, comunicação e tecnologia.

Esse sistema contará com o apoio mútuo do poder público, da população e do comércio local, para disponibilizar o sinal de câmeras de monitoramento para a central de informações do 11º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Itaberaba. Essa estrutura de comunicação vai servir para que a PM dê mais eficiência ao atendimento de ocorrências e ao despacho de viaturas, além de inibir a atuação de criminosos na cidade.

De acordo com o prefeito Ricardo Mascarenhas, a cidade que é conhecida como ‘Portal da Chapada’ passa pelas mesmas dificuldades que uma capital. “A criminalidade também chegou ao interior, com o aumento do tráfico de drogas. Então, nosso objetivo é fazer com que o cidadão sinta o poder público mais perto, deixando a população mais segura”, sinaliza.

Para iniciar o projeto, o município de Itaberaba está firmando com o governo baiano, por meio da SSP, um termo de cooperação técnica, com vigência de três anos, comprometendo-se a ceder imagens de 35 câmeras de trânsito já instaladas na cidade. Um grupo de trabalho foi montado com a participação da PM, de empresas de tecnologia, da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), representantes da sociedade civil, superintendência municipal de trânsito, prefeitura e demais órgãos para dar andamento na implantação do sistema nos próximos meses. Com informações de assessoria e jornal da chapada.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo