DestaqueMunicípios

TRE-BA assina convênio com prefeitura de Ipirá e Pintadas  

Um convênio foi assinado nesta sexta-feira (25/8) entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e as prefeituras de Ipirá e Pintadas. A cerimônia, ocorreu  no Plenário da Câmara Municipal de Ipirá.  O  presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano  foi recebido pelos prefeitos dos dois municípios e pela Juíza Luciana Luna.

O termo garantirá a parceria da gestão municipal no trabalho de recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores, em fase obrigatória nas duas cidades. Diversas autoridades das cidades de Ipirá e Pintadas  prestigiaram a solenidade.

O prefeito de Ipirá, Marcelo Brandão ressaltou a importância da prefeitura está envolvida diretamente com o recadastramento biométrico. “Temos que trabalhar juntos, porque não podemos perder nossos eleitores já na próxima eleição. Até esta sexta-feira (25/8), dos 46.598 eleitores de Ipirá, apenas 21.360 (45,83%) realizaram a coleta das digitais. É um momento importante, pela segurança e lisura nas eleições com esse novo sistema, além da importância que foi dada ao município de Ipirá, escolhido para a implantação”, disse Marcelo Brandão.

O eleitor tem até o dia 31 de janeiro de 2018 para fazer o cadastramento biométrico, sob pena de ter o título cancelado.

Foto ANtonio Soares

A orientação da Justiça Eleitoral é a de que os eleitores compareçam, o quanto antes, aos cartórios e postos da Justiça Eleitoral e realizem o procedimento. Aqueles que não fizerem o recadastramento terão o título de eleitor cancelado. Com o cancelamento do título, o cidadão terá restrições no CPF – o que pode acarretar em dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais –, não poderá emitir passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.

Já dos 8.556 eleitores aptos ao voto em Pintadas, somente 2.775 (32,43%) estão biometrizados. Assim, somadas as duas cidades, 31.019 eleitores ainda estão em débito com a Justiça Eleitoral.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo