DestaquePolítica

Em evento com ministro das Minas e Energia, presidente da ALBA questiona preço da gasolina

Para o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia há uma incongruência na política de reajustes no preço da gasolina praticada pelo governo federal: a gasolina importada chega mais barato que a produzida no país.

A queixa do deputado Angelo Coronel (PSD) foi apresentada ao ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, na tarde desta quinta-feira (27), num restaurante da capital baiana, durante almoço do Grupo de Líderes Empresariais. O ministro pernambucano esteve em Salvador para a palestra “Desafios e oportunidades no setor de Minas e Energia no Brasil”, promovido pelo Lide – Bahia.

O chefe do Legislativo estadual questionou ainda o titular das Minas e Energia do governo brasileiro acerca do interesse da pasta em incentivar a população no uso de placas fotovoltaicas para a captação da energia solar. Coronel criticou que o retorno do investimento no Brasil para aqueles que buscam esta energia limpa é de sete anos, defendendo uma redução desse tempo.

O presidente do Lide – Bahia, Mário Dantas, abriu o encontro agradecendo a presença do ministro e destacando as iniciativas do grupo empresarial, visando ao desenvolvimento do Estado e a retomada do crescimento econômico. Presentes à mesa, os deputados federais Elmar Nascimento e Paulo Azzi, e o estadual Angelo Almeida.

Coronel parabenizou a iniciativa de Mário Dantas em trazer o ministro, e observou não ter dúvidas de que o Lide apresentará boas posições para que o Ministério possa ajudar ao setor na Bahia, que tem crescido bastante com o surgimento de novas jazidas.

Fernando Bezerra começou a palestra classificando de fundamental a importância do setor de Minas e Energia para a recuperação da economia brasileira pela sua capacidade e capilaridade. Ele condenou a política de tarifas praticada pelo governo anterior, que chamou de arranjo, e que teria provocado uma judicialização do setor.

O ministro garantiu que o país tem energia até 2022 para assegurar o desenvolvimento, e que a prioridade para a expansão do ramo será de energias renováveis, com vista sempre a limpar a matriz energética. Bezerra observou que o governo tem R$ 600 milhões para investir no programa Luz para Todos na Bahia nos próximos meses.

O ministro considerou caro o preço do gás no Brasil cobrado ao setor industrial, política que, na sua opinião, tem gerado o fechamento de indústrias. Prometeu ainda que entre os anos de 2021/22 o Brasil ficará autossuficiente em gás. “Desde 2009 não se constrói um quilômetro de gasoduto no Brasil”, disse.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo