AssessoriaJurandy Oliveira

Jurandy Oliveira felicita população de Jaguaripe

O município de Jaguaripe recebeu moção de aplausos do deputado Jurandy Oliveira (PRP) pela passagem do aniversário de emancipação político-administrativa. No documento, o parlamentar relatou que este “foi o primeiro município criado no Recôncavo Baiano, denominado Vila de Nossa Senhora da Ajuda de Jaguaripe com base na Carta Régia de 27 de dezembro de 1693”. Foi extinto em julho de 1931 e anexado como subprefeitura do município de Aratuípe, “mas ainda neste mesmo ano, após luta intensa da população, foi elevado à categoria de cidade”.

A culinária típica da região “é baseada em frutos do mar, principalmente o caranguejo. Quanto ao artesanato, a produção é marcada por uma grande diversidade, a exemplo de embarcações de saveiros, canoas de madeira, miniaturas de embarcações em entalhe de madeira, confecção de redes e de esteiras de tala de dendê”.

Para o deputado, é “importante salientar ainda que aventuras, esportes, trilhas em meio à Mata Atlântica e demais encantos culturais também compõem o cenário jaguaripense”. Para Jurandy Oliveira, “é uma imensa satisfação festejar um dos capítulos mais importantes da história de Jaguaripe, que tem se projetado de forma cada vez mais imponente no cenário baiano, certamente pelo empenho dos jaguaripenses, que lutam diariamente para a formação de um vasto legado social, cultural, educacional, esportivo e político”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo