AssessoriaPedro Tavares

Pedro Tavares reforça luta em prol dos portadores do lúpus

Autor da lei que instituiu a Semana de Conscientização do Lúpus no Estado da Bahia, o deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) destacou a luta dos portadores do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) neste 10 de maio, Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus. O parlamentar lembrou que a conscientização da sociedade é fundamental para levar a um melhor entendimento da doença. “Acompanho de perto a luta diária de quem convive com o lúpus e continuarei empenhado no intuito de minimizar o sofrimento dos portadores. Além da atenção e conscientização, é preciso alertar para a importância do diagnóstico logo no início da manifestação da doença e, para isso, deve haver mais vigilância de todos os agentes públicos e autoridades nessa causa”, relatou Tavares.
O lúpus é uma doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico. Pode atingir vários órgãos, incluindo pele, articulações, rins, pulmões e coração. O lúpus está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais, tais como: luz solar, infecções e alguns medicamentos.
Jacira Conceição, de 60 anos, fundadora do grupo Lúpicos Organizados da Bahia (LOBA), convive com o lúpus desde os 15 anos, mas foi diagnosticada somente aos 40 anos. Presente na Liderança do PMDB/PSC nesta quarta-feira, 10, Jacira detalhou os principais desafios da doença. “A falta de divulgação e informação da sociedade faz com que nossa luta seja cada vez mais árdua. Quanto mais tempo se passa, mais o lúpus é escondido dentro da gaveta. A LOBA existe desde 2004 e desconhecimento ainda é enorme perante a sociedade civil. Enfrentamos uma batalha pela falta de atendimento médico e ambulatório especializado”, contou a fundadora e presidente da associação, que fez questão de agradecer o trabalho do parlamentar.
Além da Semana da Conscientização, o deputado Pedro Tavares é autor de outros projetos que reforçam o trabalho em prol dos portadores da doença, como a criação de um Centro de Referência para o tratamento de lúpus e doenças autoimunes, o direito a gratuidade total no sistema público de transporte intermunicipal e o pagamento de meia entrada para portadores de lúpus nos estabelecimentos que promovem eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo