Tailândia divulga primeiras imagens de meninos resgatados de caverna se recuperando em hospital

O governo tailandês divulgou as primeiras imagens com meninos resgatados da caverna tirada no hospital em que se encontram.
Primeiro, o governo divulgou uma foto em que aparecem três dos doze meninos que passaram duas semanas presos com seu técnico de futebol e foram retirados da rede de túneis subterrâneos por uma equipe internacional de mergulhadores em uma ação concluída na terça-feira.
Pouco depois, divulgou um vídeo, em que aparecem outro meninos em suas camas em uma sala do hospital, com duas enfermeiras.
Todos estão no mesmo hospital na cidade de Chiang Raiem recebendo tratamento médico e psicológico.
Os meninos do vídeo usam máscaras e aventais. Um deles faz o “v” de vitória, olhando para a câmera.
O vídeo também traz imagens dos parentes observando os meninos por meio de um vidro.
O que era para ser um passeio após um treino, no dia 23 de junho, se tornou um pesadelo por causa de súbitas cheias na região. Ficaram nove dias desaparecidos até que dois mergulhadores ingleses os encontraram com fome e assustados. Eles precisaram esperar cinco dias até o início da operação de resgate, que começou no domingo e terminou na terça-feira.
Fontes que participaram da operação contaram à BBC que os garotos foram sedados para prevenir que entrassem em pânico durante a travessia de 4 km por vias escuras e estreitas até o lado de fora.
Os meninos eram amarrados a um de dois mergulhadores que tinham a tarefa de transportá-los por trechos submersos; nos túneis secos, eram transportados por macas.
Ao todo, 19 mergulhadores espalhados pelo trajeto participavam de cada resgate.
Durante os nove dias em que ficaram desaparecidos, o grupo bebeu água que pingava na caverna e comeu lanches que haviam comprado para o aniversário de um dos meninos. Eles também fizeram meditação, por sugestão do treinador, um ex-monge budista que usou a técnica para mantê-los calmos.
Readaptação
Segundo as autoridades, eles estão se recuperando bem.
Todos os 13 perderam peso. Autoridades sanitárias explicaram que nessa fase de readaptação fora da caverna, inicialmente eles receberam géis energéticos e alimentos de fácil digestão.
Funcionários do Ministério da Saúde disseram que o primeiro grupo, que saiu ainda no domingo, já estava comendo comida normal e que o segundo grupo deixaria de receber dieta especial ainda nesta quarta, 11.